A EDUCAÇÃO 4.0: UM ESTUDO DE CASO ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10842Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação 4.0, Século XXI, Oficina, Formação ContinuadaResumo
Este artigo apresenta um Estudo de Caso realizado em uma oficina voltada a Formação de Professores ocorrida no segundo semestre de 2019. Diante das tantas transformações que vêm acontecendo e envolvendo inúmeros segmentos da sociedade, a Educação não pode ficar à margem e ignorar que há necessidade em delinear estratégias e metodologias para que os professores estejam preparados e obtenham adequada formação de modo que os discentes atuem, futuramente, de forma ativa e consonante às necessidades e realidades do século XXI. Esta proposta teve por objetivo propiciar um momento de formação para professores, de modo a discutir, de forma inicial, as mudanças que se fazem mister e o que vêm sendo previsto envolvendo a Educação 4.0, enfocando no modo como se poderia pensar em adotar novas posturas, dando espaço para que o docente pudesse repensar e refletir acerca de seu papel no momento atual, bem como, sobre quais serão suas competências no contexto atual. A oficina realizou-se no ambiente de uma Universidade e era aberta a todos os professores, independente se atuavam na Educação Básica ou superior, ou mesmo para alunos das licenciaturas, que podiam manifestar interesse em participar mediante inscrição prévia. Um participante manifestou interesse e compareceu e, por este motivo, este trabalho corresponde a um Estudo de Caso. Foram coletados dados de natureza qualitativa através de um questionário semiestruturado e, após, solicitou-se que o participante esboçasse um plano de aula em acordo com o que foi discutido no decorrer da oficina. O professor participante mostrou conhecimento e propriedade acerca do tema abordado e apontou que há necessidade em atribuir melhores condições às capacitações docentes.
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