Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física

Authors

  • Ricardo Karam University of Copenhagen, Denmark

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12908

Keywords:

Ensino de Física, Fontes originais, Lei da Gravitação, Universal de Newton, Gênese da Entropia, Clausius

Abstract

Há mais de cem anos ensinamos e aprendemos física por meio de livros didáticos. Para membros externos a essa comunidade, pode parecer estranho termos que aprender sobre "leis de Newton”, "equações de Maxwell” ou “teorema de Noether", sem consultarmos as obras escritas por esses autores. Neste trabalho apresento dois episódios que ilustram o uso de fontes originais no ensino de mecânica e termodinâmica. O objetivo dos episódios é tentar extrair aspectos metodológicos gerais que conduzam a um uso produtivo de fontes primárias no ensino de física.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Ricardo Karam, University of Copenhagen, Denmark

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor na University of Copenhagen, Denmark.

Published

2021-09-02

How to Cite

Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12908. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12908. Acesso em: 1 dec. 2025.