Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física

Autores

  • Ricardo Karam University of Copenhagen, Denmark

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12908

Palavras-chave:

Ensino de Física, Fontes originais, Lei da Gravitação, Universal de Newton, Gênese da Entropia, Clausius

Resumo

Há mais de cem anos ensinamos e aprendemos física por meio de livros didáticos. Para membros externos a essa comunidade, pode parecer estranho termos que aprender sobre "leis de Newton”, "equações de Maxwell” ou “teorema de Noether", sem consultarmos as obras escritas por esses autores. Neste trabalho apresento dois episódios que ilustram o uso de fontes originais no ensino de mecânica e termodinâmica. O objetivo dos episódios é tentar extrair aspectos metodológicos gerais que conduzam a um uso produtivo de fontes primárias no ensino de física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Karam, University of Copenhagen, Denmark

    Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor na University of Copenhagen, Denmark.

Downloads

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12908. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12908. Acesso em: 1 dez. 2025.