ESTRUTURA COGNITIVA DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE CONTEXTOS GERAIS LIGADOS À MICROBIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.14219Keywords:
Estrutura cognitiva. Microbiologia. Ensino.Abstract
A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à Microbiologia. Assim, buscou-se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, por meio do Teste de Associação de Palavras (TAP), com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 RAYSSA VENNCIO BEZERRA, LUIZ SODRÉ NETO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR