OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO CONTEXTO DA SOCIOEDUCAÇÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM FOCO NA PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15047Keywords:
Agenda 2030. Formação Cidadã. Privação de liberdade.Abstract
O objetivo deste estudo foi discutir, por meio de um relato de experiência, sobre as possibilidades de inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no contexto educacional de Centros Socioeducativos como forma de promoção da Alfabetização Científica e divulgação da Agenda 2030 para o público em questão. A pesquisa é do tipo pesquisa-ação, interventiva e possui abordagem qualitativa. A atividade consistiu na realização de dois encontros, com cinco meninas em situação de privação de liberdade, em um Centro Socioeducativo localizado na cidade de Manaus-AM, nos quais foram abordados os temas: água potável e saneamento, vida terrestre e vida na água. Os resultados apontam para o alcance, mais claramente, dos indicadores de Alfabetização Científica: raciocínio lógico e explicação. Infere-se, com isso, que a educação nos Centros Socioeducativos é cabível de recursos metodológicos diversificados, bem como carece de aspectos teóricos-metodológicos que levem seus discentes à reflexão, tomada de atitudes e mudanças comportamentais no que concerne a sua formação cidadã.
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