PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA (ENPEC)
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15090Keywords:
Análises das pesquisas, Formação Inicial de Professores, Abstract: The present research cAbstract
A presente pesquisa realizou um estudo sobre a produção acadêmica acerca da formação inicial de professores (FIP) de Ciências Biológicas publicada entre os anos de 1997 a 2021 no Evento Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC). O levantamento foi concretizado através de busca direta no sítio eletrônico de cada evento. O caráter da pesquisa é quanti-qualitativo e a metodologia de análise empregada ancorou-se na síntese do tipo Estado do conhecimento. Os resultados apontam o estágio supervisionado como componente curricular mais pesquisado, os saberes docentes como tema mais abordado e a análise de conteúdo como metodologia mais utilizada. Dentre os autores citados podemos perceber a constante preocupação com o estudo de autores que discorrem sore a prática educativa, a formação dos saberes docentes e o processo de reflexão. Tal investigação nos possibilitou compreender algumas demandas de pesquisa para FIP de Ciências Biológicas. Dentre essas demandas citamos a necessidade de mais estudos sobre a formação específica de professores de Ciências Biológicas, maior detalhamento dos componentes curriculares abordados nos trabalhos, bem como das metodologias de pesquisa empregadas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thâmara Chaves Cardoso, Aline Lopes da Silva , Vera de Mattos Machado

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR