ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Authors

  • Beatriz Pires Fernandes Universidade Federal de São Carlos, Araras
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos, Araras

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15373

Keywords:

Formação docente, Necessidades formativas, Atividades investigativas

Abstract

O ensino por investigação configura-se como uma abordagem didática e nos últimos anos vem recebendo destaque na área de ensino de ciências, principalmente pela característica de alterar a dinâmica das práticas a fim de atrair a atenção dos estudantes para as questões científicas e promover a alfabetização científica. Para que o processo investigativo se efetive nas unidades escolares é importante que os professores de ciências conheçam e estejam aptos a realizar atividades investigativas e, para isso, é necessário discutir e analisar de que maneira os cursos de formação inicial abordam ou deveriam considerar essa questão. Diante disso, o presente trabalho buscou, através de uma revisão bibliográfica sistemática e da Análise de Conteúdo dos dados, identificar quais subsídios formativos são necessários aos licenciandos em ciências para que construam saberes docentes relacionados ao ensino por investigação.  Como resultado, cinco possibilidades de subsídios formativos foram identificadas, sendo elas: Fundamentação Teórica; Oportunidades Práticas; Coletividade; Reflexão; e Mudanças Formativas.

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Published

2024-12-11

How to Cite

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO DE SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15373. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15373. Acesso em: 16 oct. 2025.