TESSITURAS TEÓRICAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA, PROTAGONISMO E IDENTIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15896Keywords:
Formação Continuada, Protagonismo Docente, Identidade docente, Estado do ConhecimentoAbstract
Este trabalho se configura como um levantamento do tipo estado do conhecimento acerca das conceituações sobre formação continuada, protagonismo e identidade docente presentes na literatura, com a finalidade de compor o bojo teórico da pesquisa conduzida em uma tese de doutorado profissional. Para tal, utilizou-se a ferramenta BUSCAd para o processo de busca e levantamento bibliográfico em distintas plataformas online. A análise dos documentos mapeados foi feita a luz de questões norteadoras do estudo: De que maneira um professor atua como protagonista de sua própria formação profissional? É possível a formação continuada do professor influenciar/definir o protagonismo e o processo identitário docente? Quais os conceitos e concepções de formação continuada, identidade e protagonismo docente? A revisão ampliou o corpus de análise, dialogando ainda com as concepções de memória coletiva, memória socioafetiva e inserção social docente. Constatou-se que a pluralidade conceitual pedagógica e científica forneceu subsídios à pesquisa, possibilitando recortes na trajetória teórica-conceitual para o caminhar do estudo.
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