PROJETO EDUCATIVO: PRODUÇÃO DE ALUNOS COM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DA FAUNA E FLORA DO PLANETA TERRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.15909Keywords:
Planeta Terra; Educação Ambiental; Projeto Educacional; Fauna; FloraAbstract
Diante da necessária discussão escolar frente aos impactos ambientais causados pela humanidade, este texto expõe as etapas de um projeto educativo desenvolvido no 5ª ano do Ensino Fundamental, desencadeado a partir de quadros imagéticos (cenas) para explorar a seguinte questão: como se formaram as diversas espécies na evolução do Planeta Terra? A importância de tal assunto emergiu a partir de se considerar essencial a realização de projetos na área de Educação Ambiental em um contexto formativo envolto na dualidade reflexões e ações, frente a uma perspectiva de religação do ser humano ao Planeta Terra. O referencial metodológico foi a pesquisa-ação, que objetivou descrever e analisar as ações discentes para se compreender o surgimento e desenvolvimento da fauna e flora no Planeta Terra diante de um projeto educativo desenvolvido em consonância com o planejamento da disciplina de Ciências. Os registros escritos e imagéticos dos alunos, assim como as manifestações discentes no transcorrer do projeto educativo revelaram aspectos essenciais para uma educação sustentada em uma perspectiva de consciência ambiental.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Wagner Marcelo Pommer, Clarice Peres Carvalho Retroz Pommer

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR