Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Indexadores
Impacto
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 4 No. 3 (2021): História e Filosofia no Ensino de Física
Vol. 4 No. 3 (2021): História e Filosofia no Ensino de Física
Edição Especial
Published:
2021-10-19
Full Issue
pdf (Portuguese)
Expediente
Expediente
Aline Locatelli
pdf (Portuguese)
Editorial
Editorial
Nathan W. Lima, Andreia Guerra, Cleci Teresinha Werner da Rosa
pdf (Portuguese)
Artigos
Histórias plurais para a construção de um mundo comum: como História, Filosofia e Sociologia das Ciências na Educação em Ciências podem contribuir para construção do mundo Pós-Pandemia
Nathan W. Lima
1027-1046.pdf (Portuguese)
O centenário debate sobre a interpretação e os fundamentos da Física Quântica
Olival Freire Junior
1047-1066.pdf (Portuguese)
Considerações metodológicas sobre o uso de fontes primárias no ensino de Física
Ricardo Karam
1067-1082.pdf (Portuguese)
Novas perspectivas historiográficas para história de ciências no ensino: discutindo possibilidades para uma educação em ciências mais política
Andreia Guerra
1083-1100.pdf (Portuguese)
O Fenômeno Cultural do Misticismo Quântico: possibilidades e perspectivas de investigação
Marcia Tiemi Saito
1101-1129.pdf (Portuguese)
Ciência e Valores: uma leitura epistemologicamente guiada de fontes primárias
Marinês Domingues Cordeiro
1130-1154.pdf (Portuguese)
Para que história da ciência no ensino? Algumas direções a partir de uma perspectiva sociopolítica
Cristiano B. Moura
1155-1178.pdf (Portuguese)
O ensino de Física e a prática da ciência: aproximando-os com filosofia de modelos científicos no caso da Física de partículas
João Pedro Ghidini, André Fantin, Ivã Gurgel, Marcelo Gameiro Munhoz
1179-1201_port.pdf (Portuguese)
1179-1201_ingl.pdf (Portuguese)
A invisibilidade das mulheres na física: um recorte nos últimos 12 anos na produção de eventos e revistas de alto impacto
Camila de Andrade Pandini, Roberta Chiesa Bartelmebs, Maria Milena Figueira Tegon
1202-1224.pdf (Portuguese)
Epistemologia dos experimentos mentais, argumentação e explicações científicas no ensino de Física e de Ciências
Ricardo Rangel Guimarães
1225-1241.pdf (Portuguese)
Reconstruindo alguns modelos sobre luz e visão da história da ciência
Roberto Nardi, Lisbeth Lorena Alvarado Guzmán
1242-1267.pdf (Portuguese)
O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno: um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade
Maria Derlandia de Araújo Januário, Neusa Teresinha Massoni
1268-1286.pdf (Portuguese)
Charges e a história cultural da ciência: o eclipse e a deflexão da luz
Vinicius Jacques, Lucas Albuquerque do Nascimento, Henrique César da Silva
1287-1314.pdf (Portuguese)
O ensino de História e Filosofia da Termodinâmica como meio para o pensamento complexo
Louise Trivizol, Silvia F. de M. Figueirôa
1315-1340.pdf (Portuguese)
Foguetes, satélites artificiais e telescópios através da libras: uma abordagem histórica para o ensino-aprendizagem de astronomia na cultura surda
Ellen Cristine Prestes Vivian, André Ary Leonel
1341-1358.pdf (Portuguese)
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Português
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Developed By
Open Journal Systems