USO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE INDEPENDÊNCIA-CE
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10751Palavras-chave:
Citologia, Aulas diferenciadas, Ensino-aprendizagemResumo
Um dos maiores desafios no ensino de Ciências é despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pelos processos básicos da vida. Com o objetivo de contribuir nesse processo, as metodologias alternativas de ensino vêm se destacando como estratégias promissoras no processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, este trabalho utilizou metodologias alternativas, dentre as quais, aulas teórico-práticas, produção e uso de modelos e jogos didáticos, para abordar o tema, microscopia e citologia, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola de Ensino Fundamental Maria do Carmo Cardoso, Independência-CE. Os resultados demonstraram que o uso de metodologias diferenciadas foi exitosa, uma vez que, promoveu uma aprendizagem significativa dos conteúdos trabalhados. Conclui-se que essas estratégias didáticas podem ser adotadas no ensino de ciências com o objetivo de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo, além de proporcionar ao aluno uma aprendizagem significante.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR