Formação continuada de professores do Ensino Fundamental: percepções a respeito da pesquisa científica e sua contribuição para auxiliar na Feira do Conhecimento

Authors

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Camila Maria Bandeira Scheunemann Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Letícia Azambuja Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil
  • Paulo Tadeu Campos Lopes Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i1.10902

Keywords:

Pesquisa científica, Formação docente, Ensino Fundamental, Feira do conhecimento

Abstract

O objetivo desse estudo foi analisar as percepções de professores do Ensino Fundamental sobre pesquisa científica, suas dificuldades de implementação nesse nível de ensino e qual a contribuição da formação realizada para a orientação da pesquisa científica para a Feira do Conhecimento. Trata-se de um estudo de caso com natureza qualitativa, envolvendo 81 professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental de 24 escolas de uma rede municipal da região metropolitana de Porto Alegre, RS. Foi aplicado um questionário sobre o perfil profissional, conhecimentos sobre pesquisa científica e as percepções dos professores sobre a formação, que foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram importante trabalhar a pesquisa científica com os alunos, e apontaram como dificuldades mais impactantes na implementação da pesquisa científica no Ensino Fundamental aspectos como a falta de tempo para desenvolvê-la na escola e a falta de recursos para esta finalidade. Atribuíram a formação como válida por melhorar o entendimento sobre o assunto, garantir suporte e orientação para a aplicação da pesquisa científica em sala de aula e auxiliar na construção de trabalhos para a Feira do Conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Caroline Medeiros Martins de Almeida, Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
    Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional. Integrante do Setor da Formação Docente - Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação- NIAF da Universidade do Vale do Rio do Sinos.

Published

2021-01-29

How to Cite

Formação continuada de professores do Ensino Fundamental: percepções a respeito da pesquisa científica e sua contribuição para auxiliar na Feira do Conhecimento. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i1.10902. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/10902. Acesso em: 16 oct. 2025.