ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE NÚMERO ATÔMICO E PARTÍCULA SUBATÔMICA À LUZ DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Autores

  • Stephanie Oliveira Augusto da Silva
  • Maricleide Pereira de Lima Mendes Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i1.11369

Palavras-chave:

Educação do Campo. Sequência de Ensino por Investigação. Ensino de Química.

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza. Busca apresentar as contribuições de uma sequência de ensino com enfoque investigativo para o processo de ensino e aprendizagem de Química para alunos do campo. Participaram do estudo trinta e cinco estudantes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola do Campo no município de Iraquara-BA. A pesquisa realizada teve uma abordagem qualitativa, com observação participante. Os resultados da análise revelaram que a sequência proposta apresenta diferentes possibilidades de dinamizar o processo de ensino e aprendizagem, das quais podemos apontar uma maior participação e interesse dos alunos quando se busca a articulação dos conceitos químicos com o contexto do discente e a articulação de processos interativos na dinâmica da sala de aula, o que não é muito comum em abordagens de ensino mais tradicionais. Este estudo nos possibilitou uma reflexão acerca de pontos relevantes do ensino e aprendizagem de Ciências/Química nas escolas do/no campo e contribuiu para a produção do conhecimento e a abertura para novas experiências.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Stephanie Oliveira Augusto da Silva

    Graduação em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECM (UESC). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Abordagem Temática no
    Ensino de Ciências (GEATEC). Atualmente enveredo-me em pesquisas sobre Educação do Campo e Ensino de Ciências sob a perspectiva freireana.

  • Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade – CETENS/UFRB. Professora da Licenciatura em Educação do Campo e do Programa de Pós-graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade/PPGECID. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade – GEPED/UFRB. Experiência na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, Ensino de Ciência, Educação do
    Campo e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2021-11-04

Como Citar

ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA OS CONTEÚDOS DE NÚMERO ATÔMICO E PARTÍCULA SUBATÔMICA À LUZ DA EDUCAÇÃO DO CAMPO. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v5i1.11369. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/11369. Acesso em: 17 out. 2025.