Foguetes, satélites artificiais e telescópios através da libras: uma abordagem histórica para o ensino-aprendizagem de astronomia na cultura surda

Authors

  • Ellen Cristine Prestes Vivian
  • André Ary Leonel Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12966

Keywords:

Educação em Astronomia, Educação Bilíngue, Libras, Cultura Surda

Abstract

Este trabalho tem o objetivo de evidenciar as contribuições de uma abordagem histórica sobre instrumentos astronômicos para o ensino-aprendizagem de Ciências para estudantes surdos(as), através de uma proposta com intervenções didático-pedagógicas bilíngues. Para isso, foram realizadas duas intervenções de ensino, extraclasse, sobre um tópico de Astronomia intitulado “Foguetes, satélites artificiais e telescópios: o que são, como funcionam e para que servem?”. Esse tópico faz parte de uma sequência didática construída e implementada durante uma pesquisa de mestrado desenvolvida pela professora-pesquisadora – que atuou como Física Educadora Bilíngue - com um grupo de quatro estudantes do Ensino Fundamental, todas meninas com idades entre 13 e 15 anos, sendo três surdas e uma ouvinte filha de pais surdos, em uma escola regular do interior do Rio Grande do Sul. O estudo teve o intuito de proporcionar às estudantes um entendimento sobre os instrumentos astronômicos – que foram construídos para melhorar a observação e o estudo do espaço pelo ser humano – através de uma perspectiva histórica sobre a importância, a origem e a utilização desses instrumentos nas Ciências, nas tecnologias, nas telecomunicações e na sociedade. As intervenções possibilitaram às estudantes a participação em um estudo histórico das Ciências, através da Astronomia, em um ambiente de Educação Bilíngue com uma Professora Bilíngue, que viabilizou e acessibilizou os conceitos científicos. Neste sentido, a relação entre a Educação Bilíngue e a Educação em Astronomia contribuiu potencialmente para a reconfiguração do ensino-aprendizagem científico de surdos, através da aproximação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da cultura surda e da cultura científica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ellen Cristine Prestes Vivian

    Doutoranda em Ensino de Física no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • André Ary Leonel, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2021-09-15

How to Cite

Foguetes, satélites artificiais e telescópios através da libras: uma abordagem histórica para o ensino-aprendizagem de astronomia na cultura surda. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 4, n. 3, 2021. DOI: 10.5335/rbecm.v4i3.12966. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/12966. Acesso em: 1 dec. 2025.