CHIMIAS ARTESANAIS: SABERES POPULARES FAZENDO-SE SABERES ESCOLARES

Autores

  • Luciana Dornelles Venquiaruto URI
  • José Vicente Lima Robaina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v5i2.13341

Palavras-chave:

saberes populares, saberes escolares, osmose, solubilidade, chimias

Resumo

Neste artigo, apresenta-se os resultados de uma pesquisa que investigou os saberes populares relacionados ao preparo artesanal de chimias. O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de transformar os saberes populares de um determinado grupo social em saberes que façam parte do currículo escolar. A parte empírica desenvolveu-se a partir de entrevistas semiestruturadas com um grupo de agricultores campesinos do norte do estado do Rio Grande do Sul, que detém conhecimentos sobre o preparo artesanal de chimias. A interlocução com os depoentes possibilitou reflexões acerca desta investigação e estas, por sua vez, propiciaram a construção de atividades experimentais a serem desenvolvidas no âmbito escolar, no caso específico, experimentos envolvendo osmose e solubilidade.

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Biografia do Autor

  • José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

CHIMIAS ARTESANAIS: SABERES POPULARES FAZENDO-SE SABERES ESCOLARES. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.5335/rbecm.v5i2.13341. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/13341. Acesso em: 16 out. 2025.