APRENDER ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v6i1.13748Palavras-chave:
Educação Infantil. Interdisciplinaridade. Brincar. Ciências. Matemática.Resumo
A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e tem relação com o desenvolvimento integral da criança, partindo de brincadeiras e interações, conforme documentos oficiais. O objetivo deste trabalho é analisar aspectos de aprendizagens desenvolvidas pelas crianças de dois a três anos em uma prática pedagógica além das paredes da sala de aula. Baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e na Base Nacional Comum Curricular (2018), e autores que abordam sobre a história da Educação Infantil no Brasil, o brincar, as interações, as Ciências e a Matemática na Educação Infantil, assim como aqueles que tratam sobre a interdisciplinaridade. A metodologia utilizada é qualitativa, e enquadra-se no estudo de caso. A coleta para a análise de dados foi feita por fotos e vídeos. Nesta prática, foram abordadas noções matemáticas e de ciências, possibilitando a exploração do ambiente fora da sala de aula, observação e conhecimento de diferentes espaços e situações cotidianas, como o lugar de onde vem o leite. A prática se constitui em uma experiência prazerosa e diferente do que as crianças estão acostumadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR