ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i1.15252Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Percepção de Ciência, Educação BásicaResumo
Este estudo resulta do desenvolvimento e análise de um questionário de investigação acerca das concepções de Ciência no âmbito do projeto de pesquisa: “As concepções de Filosofia e de História da Ciência nas licenciaturas em Matemática e em Ciências Biológicas”. Teve como objetivo analisar as concepções de Ciência de estudantes do Ensino Fundamental, foi desenvolvido na região Noroeste, do estado do Rio Grande do Sul (RS). Caracterizou-se pela abordagem qualitativa, onde os 57 estudantes responderam um questionário. Para a análise de dados do questionário utilizou-se a análise temática de conteúdo (1 questão aberta) emergindo duas categorias temáticas: i) Ciência como disciplina escolar com 17 Unidades de contexto (UC); ii) O conceito de Ciência em relação aos saberes sócio-culturais com 12 UC. A partir da análise das UC e do embasamento teórico, foi possível evidenciar um indicativo do pensamento acerca da concepção de Ciência vinculado ao conteúdo disciplinar de Ciências Naturais. Portanto, em relação às concepções de Ciência percebemos a inexistência de um olhar mais crítico-reflexivo perante ao conceito de Ciência atrelada ao que as mídias reproduzem, como sendo a Ciência neutra, linear, infalível, benéfica para a humanidade.
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Copyright (c) 2024 Angélica Maria de Gasperi, Rúbia Emmel, Alexandre José Krul

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