DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DO USO DE ARDUINO EM AULAS DE MATEMÁTICA

Autores

  • Rafael Novo da Rosa UERGS
  • Fabrícia Damando Santos Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15517

Palavras-chave:

Arduino; Aprendizagem Significativa; Pensamento Computacional; Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP); Matemática.

Resumo

Este artigo examina e descreve a integração do Pensamento Computacional (PC) no ensino de matemática, utilizando o Arduino como ferramenta pedagógica, juntamente com preceitos da Aprendizagem Significativa (AS). A pesquisa abordou a crescente importância de instigar os alunos a desenvolver habilidades computacionais, destacando o PC como uma competência fundamental. O estudo se concentrou na aplicação prática desses conceitos por meio de uma oficina, envolvendo alunos do curso Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Municipal de Palhoça. A oficina, intitulada "Matemática Criativa: usando Arduino com eletrônica", buscou não apenas transmitir conhecimentos de programação e eletrônica, mas também integrar esses conceitos com a matemática. A metodologia envolveu o uso do Tinkercad, simulador de eletrônica, e a placa de prototipagem Arduino com alguns periféricos, proporcionando aos alunos uma experiência prática com eletrônica, desde o básico até tópicos intermediários no contexto da matemática. Durante o processo da aplicação, foram abordadas algumas metodologias, como Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Design Based Research (DBR). Descrevendo a oficina, a aplicação se decorreu dentre oito módulos, que perpassam pela introdução ao Arduíno, noções de linguagem de programação para Arduíno, conhecimentos sobre periféricos de entrada e saída de dados e a execução de conteúdos matemáticos a partir da montagem prática integrando periféricos. Sobre a análise dos resultados, estes foram obtidos por meio de questionários pré e pós-oficina, revelando observações valiosas. Em relação às expectativas dos alunos sobre a disciplina de Linguagem de programação I, a maioria afirmou que suas expectativas foram atendidas parcial ou totalmente. Notavelmente, cerca de 77,8% dos alunos perceberam uma maior clareza na compreensão da matemática através da integração com eletrônica, indicando uma aprendizagem significativa. Os resultados destacaram a importância da abordagem prática na construção do entendimento matemático. Além disso, observou-se que a aplicação do PC, com ênfase nos quatro pilares - decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos - desempenhou um importante papel no processo de aprendizagem. Isso foi evidenciado pelas respostas dos alunos, que indicaram o desenvolvimento desses pilares na resolução de problemas práticos. Os relatos dos alunos também apontaram para uma visão mais clara da aplicação da matemática na programação, especialmente no contexto do Arduino com operadores e conteúdos matemáticos, como, por exemplo, uma calculadora. A aplicação prática desses conhecimentos foi percebida como relevante para suas vidas profissionais, destacando a eficácia dessa abordagem na preparação dos alunos para desafios do mundo real. Este estudo ressalta não apenas a eficácia da integração do PC no ensino de matemática, mas também a importância de práticas pedagógicas inovadoras para promover uma compreensão mais profunda, significativa e duradoura dos conceitos matemáticos.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL POR MEIO DO USO DE ARDUINO EM AULAS DE MATEMÁTICA. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 7, n. 2, 2024. DOI: 10.5335/rbecm.v7i2.15517. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/15517. Acesso em: 16 out. 2025.