JOGO FINANCEIRO: EQUILIBRANDO O ORÇAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v7i2.15640Palavras-chave:
Educação matemática. Controle financeiro. Jogo matemático. Produto educacional.Resumo
O desafio ao desenvolvermos recursos para o ensino é buscar materiais, métodos que sejam inovadores e ultrapassem o modelo de ensino tradicional. Para construir uma sala de aula mais interativa os professores e estudantes são levados a demandar por novos modelos de recursos pedagógicos, principalmente, por aqueles que relacionem teoria, prática e a realidade do estudante. A Base Nacional Comum Curricular – BNCC orienta que a abordagem dos Temas Contemporâneos Transversais – TCTs, dentre eles, a Educação Financeira (EF), que faz parte da educação matemática, possui um caráter obrigatório, e pode ser feita de forma interdisciplinar, transdisciplinar ou através de projetos. O objetivo desta pesquisa foi elaborar um jogo matemático sobre finanças, para ser utilizado no aprendizado de conceitos e controle financeiros e avaliá-lo de maneira que os estudantes construam habilidades e competências para suas tomadas de decisões na vida real, considerando os cenários sociais e econômicos. Essa pesquisa teve caráter qualitativo e seguiu um plano de ação intervencionista da realidade diagnostica, pesquisa bibliográfica e documental, aulas teóricas, definição de estratégias e avaliação do produto educacional gerado. Foi implementada com estudantes do (INFORMAÇÃO OCULTA NESTA FASE CONFORME NORMA DA REVISTA). O jogo matemático “Equilibrando o orçamento” demonstrou ser um recurso adequado para ser utilizado pelos estudantes no aprendizado de conceitos financeiros. Os estudantes demonstraram habilidades e competências nas tomadas de decisões e souberam relacionar as interações com situações da vida real, tendo como ponto de partida os cenários sociais e econômicos propostos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Amélia, Jean Dalmo de Oliveira Marques, Marcela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR