AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.5335/rbecm.v8i1.16460Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Aprendizagem Significativa, Mapas Mentais, GeometriaResumo
Este trabalho investiga os desafios e benefícios na integração de mapas mentais no ensino de geometria, a partir de uma atividade realizada com alunos do 1° ano do Ensino Médio em um cenário pós-pandêmico. O objetivo foi estabelecer uma conexão entre conceitos fundamentais e investigar como os alunos atribuem significados ao conteúdo de Geometria por meio dos mapas mentais que construíram. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa analisa o aprendizado durante a aplicação da atividade realizada em sala de aula com base nos princípios de Moreira (2009). Os dados foram obtidos por meio de anotações e observações durante o processo de pesquisa e posteriormente analisados. Adotou-se a metodologia de pesquisa qualitativa e exploratória (Gil, 2008), neste caso através do recurso de mapas mentais. O estudo baseia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1978) para propor, aplicar e validar um guia de Atividades, com o intuito de explorar as diversas maneiras pelas quais os mapas mentais podem ser utilizados na educação matemática. A partir das análises e resultados, verificou-se que os mapas mentais auxiliam na aprendizagem significativa e na organização compreensível de conceitos matemáticos. Eles melhoram a compreensão, criatividade e engajamento dos alunos, tornando o ensino da Matemática mais relevante.
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