O ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros do discurso
Palavras-chave:
ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa, gêneros do discurso, sequência didática.Resumo
O presente artigo nasce a partir de um curso de formação continuada oferecido pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) aos professores de língua portuguesa da rede pública de Bagé-RS. O intuito da formação intitulada “O ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa a partir dos gêneros do discurso” foi refletir sobre a importância que o texto ocupa no processo ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Para isso, retomamos alguns pontos teóricos como: i) a mudança da nomenclatura da redação à produção de texto e a significação que comporta cada um dos termos; ii) a compreensão de gêneros a partir de Bakhtin (2003) e a transposição didática, segundo Schneuwly e Dolz (2004); iii) a importância de se pensar sobre as condições de produção de todo e qualquer texto. Por fim, os professores tiveram atividades práticas de escrita fundamentadas na teoria e que evidenciaram que trabalhar com o texto é deixar que a ‘vida’ invada o espaço da sala de aula.
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