World Englishes: uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação vulnerabilidade

Autores

  • Fernanda Rubbo Kalil Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Anamaria Kurtz Welp

Palavras-chave:

Aprendizagem colaborativa; Língua Inglesa; Educação popular.

Resumo

Este artigo descreve uma unidade didática (UD) de inglês como língua adicional para jovens de classe baixa e média-baixa, moradores de uma comunidade em situação de vulnerabilidade, localizada em Porto Alegre. A UD é um recorte de um projeto de dissertação cujo objetivo é desenvolver um curso voltado para as necessidades e interesses dos membros da comunidade. A proposta é baseada em estudos sobre aprendizagem colaborativa, educação popular, variação linguística, gêneros do discurso e aprendizagem baseada em tarefas. O objetivo principal é reconhecer as variações possíveis entre falantes da mesma língua, já que se considera fundamental no ensino de línguas a abordagem sobre as diversas manifestações do idioma que diferem do padrão, assim como a compreensão dos aspectos culturais envolvidos nos fenômenos linguísticos. Considerando a realidade dos alunos, propõe-se a discussão sobre as variações na língua inglesa partindo-se do mesmo fenômeno na língua portuguesa. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

World Englishes: uma unidade didática desenvolvida para jovens em situação vulnerabilidade. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11397