Representações sobre a escola ideal para adolescentes dos anos finais do ensino fundamental em contexto de medida socioeducativa de internação
Palavras-chave:
linguagem, verbo-visualidade, adolescentes em conflito com a lei, socioeducação, ensino fundmentalResumo
Os atos infracionais cometidos por adolescentes no Brasil podem ser indicadores de um acesso restrito a direitos fundamentais, à cidadania e à justiça social. A escolarização de adolescentes em medida socioeducativa de internação integra o complexo panorama de adolescentes nos anos finais do ensino fundamental. Face a essa realidade, o objetivo deste artigo é analisar duas representações verbo-visuais sobre a escola ideal, produzidas por adolescentes de uma escola inserida em uma grande unidade de internação socioeducativa do sul do país. Os registros em análise apontam para problemas relativos à escola, juventudes e violência. Destaca-se, assim, a importância de a prática docente dialogar com a historicidade expressa na/pela linguagem dos jovens, especialmente no espaço socioeducativo, para que boas oportunidades de ensino e de aprendizagem se constituam como práticas concretas e efetivas.
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