Representações sobre a escola ideal para adolescentes dos anos finais do ensino fundamental em contexto de medida socioeducativa de internação

Autores

Palavras-chave:

linguagem, verbo-visualidade, adolescentes em conflito com a lei, socioeducação, ensino fundmental

Resumo

Os atos infracionais cometidos por adolescentes no Brasil podem ser indicadores de um acesso restrito a direitos fundamentais, à cidadania e à justiça social. A escolarização de adolescentes em medida socioeducativa de internação integra o complexo panorama de adolescentes nos anos finais do ensino fundamental. Face a essa realidade, o objetivo deste artigo é analisar duas representações verbo-visuais sobre a escola ideal, produzidas por adolescentes de uma escola inserida em uma grande unidade de internação socioeducativa do sul do país. Os registros em análise apontam para problemas relativos à escola, juventudes e violência. Destaca-se, assim, a importância de a prática docente dialogar com a historicidade expressa na/pela linguagem dos jovens, especialmente no espaço socioeducativo, para que boas oportunidades de ensino e de aprendizagem se constituam como práticas concretas e efetivas.

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Biografia do Autor

  • Cátia de Azevedo Fronza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Possui graduação em Letras Português-Inglês, pela Fundação Educacional da Região dos Vinhedos (1991), Mestrado em Letras (1994) e Doutorado em Letras (1999), pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com área de concentração em Linguística Aplicada. Realizou Estágio Sênior, com apoio da CAPES (Processo n. 002747/2015-04), na Universidade de Goningen, Holanda, sob supervisão da Profa. Dra. Marjon Tammenga-Helmantel (Faculty of Behavioural and Social Sciences - Univeristy of Groningen). É docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É líder do Grupo de Pesquisa "Aquisição e desenvolvimento da linguagem: relações entre fala e escrita", cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em aquisição da linguagem, aquisição da fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fala, aquisição/aprendizagem da escrita e implicações desses processos no ensino e na aprendizagem de línguas, considerando a educação de surdos e especificidades linguísticas no âmbito da educação inclusiva.

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Publicado

2020-08-10

Como Citar

Representações sobre a escola ideal para adolescentes dos anos finais do ensino fundamental em contexto de medida socioeducativa de internação. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11468