A negociação dos mal-entendidos em interações no Twitter
Palavras-chave:
Interação; mal-entendido; negociação; compreensão; Twitter.Resumo
Propusemo-nos, neste trabalho, a identificar mal-entendidos em um corpus constituído de mensagens postadas em um ambiente da internet. Procuramos descrever como os interlocutores, por meio de estratégias linguístico-discursivas, operam na organização do texto virtual escrito, com o intuito de monitorar os equívocos de compreensão, de modo a prosseguirem na abordagem do tema em pauta na comunicação. Para o desenvolvimento deste estudo, foram selecionadas conversações digitais, ou melhor, tweets produzidos por perfis qualificados como figuras públicas em interação com seus seguidores, na rede social Twitter. Na análise do corpus, observamos que, no acontecimento do mal-entendido, os interlocutores se utilizam de procedimentos metadiscursivos para tentar solucionar esses desvios de compreensão que põem em risco o sucesso da interação. Para fundamentar este trabalho, recorremos aos pressupostos teóricos advindos da Etnometodologia Conversacional e da Linguística Interacional. Pretendemos demonstrar, com este estudo, que os interlocutores mobilizam diferentes operações sobre o próprio ato de dizer, na tentativa de negociar os mal-entendidos, tendo em vista assegurar a compreensão, bem como um mínimo de harmonia em suas práticas discursivas no contexto digital.
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