O gênero fanzine-zine na sala de aula: leitura, arte e super-heróis

reading, art and superheroes

Autores

Palavras-chave:

Zines, Gêneros discursivos, Leitura, Arte, Estudos Bakhtinianos

Resumo

Leituras de enunciados voltados às culturas juvenis contemporâneas convocam professores e pesquisadores a olharem a linguagem e seu ensino por novas perspectivas e essa é a relevância desta reflexão. Este artigo objetiva discutir as representações de corpos, gêneros e raças em Fanzines-Zines, produzidos em sala de aula, a partir dos motes “Tarsila e toda a nossa brasilidade”, “Leitura & Literatura” e “Super-Heróis”. As propostas foram definidas em conjunto com os estudantes envolvidos (do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Marília/SP). A pesquisa se ancora nos estudos bakhtinianos e propõe produções a partir dos multiletramentos. As reflexões se pautam em intervenções prototípicas e as discussões sinalizam possibilidades para o trabalho com esse gênero na escola, uma vez que, o zine promove leituras ágeis e produções autorais. Os resultados remetem à valorização das vozes dos alunos, que reverberam suas visões de mundo, expressas a partir de seus heróis.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciane de Paula, UNESP

    Docente da UNESP - Universidade Estadual Paulista, lotada no Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação - DELLE,  Câmpus de Assis, credenciada no Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa, Câmpus de Araraquara e no Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras. Líder do GED - Grupo de Estudos Discursivos. Área de atuação: Análise Dialógica do Discurso - Estudos Bakhtinianos.

  • Josiani Kely Milesk, UNESP

    Estudante de Mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, na Unidade da UNESP - Assis e Araraquara. Professora do Ensino Fundamental e Médio. Integrante do GED - Grupo de Estudos DIscursivos, da UNESP.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Como Citar

O gênero fanzine-zine na sala de aula: leitura, arte e super-heróis: reading, art and superheroes. (2020). Revista Desenredo, 16(3). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/11524