O gênero fanzine-zine na sala de aula: leitura, arte e super-heróis
reading, art and superheroes
Palavras-chave:
Zines, Gêneros discursivos, Leitura, Arte, Estudos BakhtinianosResumo
Leituras de enunciados voltados às culturas juvenis contemporâneas convocam professores e pesquisadores a olharem a linguagem e seu ensino por novas perspectivas e essa é a relevância desta reflexão. Este artigo objetiva discutir as representações de corpos, gêneros e raças em Fanzines-Zines, produzidos em sala de aula, a partir dos motes “Tarsila e toda a nossa brasilidade”, “Leitura & Literatura” e “Super-Heróis”. As propostas foram definidas em conjunto com os estudantes envolvidos (do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Marília/SP). A pesquisa se ancora nos estudos bakhtinianos e propõe produções a partir dos multiletramentos. As reflexões se pautam em intervenções prototípicas e as discussões sinalizam possibilidades para o trabalho com esse gênero na escola, uma vez que, o zine promove leituras ágeis e produções autorais. Os resultados remetem à valorização das vozes dos alunos, que reverberam suas visões de mundo, expressas a partir de seus heróis.
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