Alguns aspectos da leitura no Brasil: comportamentos antigos, alternativas possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v17i03.12575

Palavras-chave:

Leitura literária, Literatura na escola, Práticas de leitura

Resumo

O presente trabalho parte de uma análise de alguns dados dos últimos resultados do Programa de Avaliação Internacional dos Alunos (PISA) e do Retratos da Leitura no Brasil (RLB), o primeiro disponibilizado pelo INEP, o segundo pelo Instituto Pró-Livro, na qual se discutem os baixos índices de leitura numa perspectiva que problematiza o perfil do leitor nacional e os equívocos relacionados ao percurso de sua formação quando se procura delineá-lo a partir do espaço escolar, justamente por este espaço se apresentar fragilizado, distante de investimentos de diversas naturezas que, de fato garantam visualizar o perfil do qual tanto se lastima. O intuito não é revelar uma realidade já conhecida para constranger docentes e discentes, mas retomá-la, já que os índices, a nosso ver apontam mais uma vez para ela, e colocá-la em diálogo com os estudos de José Hélder Pinheiro Alves (2013), Antonio Candido (1995), Silvia Castrillón (2011), Graça Paulino e Rildo Cosson (2009), Tzvetan Todorov (2020), Regina Zilberman (2009), entre outros, para sugerir algumas reflexões. No final, apresentamos alternativas possíveis no contexto da educação básica brasileira, como a criação de comunidades interpretativas, aproveitando as orientações de Annie Rouxel (2013), em sintonia com o que propõe Cecilia Bajour (2012) acerca da escuta como prática de leitura, metodologias que, se bem observadas, recuperam aspectos que estão na natureza da recepção do texto literário, o que, por si só, já é uma sugestão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adauto Locatelli Taufer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Docente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral em Teoria Literária e Escrita Criativa no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutor e mestre em Letras com ênfase na Literatura Brasileira, Luso-Africana e Portuguesa (UFRGS). Professor de Literatura e Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da UFRGS. Atua principalmente nos seguintes temas: educação literária, escrita criativa; formação docente, formação do leitor, mediação de leitura e produção textual. É líder do grupo de pesquisa – Grupo de Investigação sobre Práticas de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica – cadastrado no CNPq. Tem publicações e organizações de obras voltadas à escrita criativa, à mediação de leitura e à formação do leitor literário.

  • Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim.

    Doutor e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e da Faculdade Anglicana de Erechim/RS (FAE).

     

Downloads

Publicado

2021-06-22

Como Citar

Alguns aspectos da leitura no Brasil: comportamentos antigos, alternativas possíveis. (2021). Revista Desenredo, 17(3). https://doi.org/10.5335/rdes.v17i03.12575