Língua inglesa no contexto acadêmico-universitário: representações, práticas e percepções sociais de uma comunidade universitária brasileira

Autores

  • Tamara Angélica Brudna da Rosa IFFar Campus Santo Augusto
  • Fernando Jaime González Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i2.13795

Palavras-chave:

Praxiologia, Internacionalização, Ensino Superior, Inglês -, Políticas linguísticas

Resumo

O artigo reflete sobre as representações, práticas e percepções sociais da língua inglesa (LI) em uma instituição de ensino superior (IES) atravessadas pela internacionalização da educação superior. Para além de pressupor a interculturalidade, a integração das pesquisas e dos conhecimentos, a IES também se caracteriza como sendo um espaço de debates e
embates entre atores do próprio campo e na intercessão dos campos sociais envolvidos. Nesses campos de disputa surgem discursos que revelam as diversas faces e peculiaridades da LI em contextos glocalizados. O objetivo é analisar o sentido da LI que emerge dos documentos e práticas de uma IES pertencente ao BRICS. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, de corte analítico, comparada e também etnográfica. O universo da pesquisa é formado por uma IES do Sul do Brasil, a qual foi analisada a partir dos seus documentos e representações sociais inter-relacionadas a Língua Inglesa . Na  referida IES, ficou evidenciado o entendimento de que a Língua Inglesa é atravessada por questões da internacionalização e é o caminho para a consolidação da pesquisa, do ensino e da extensão com vistas à competitividade e ao produtivismo global mesmo em contextos glocais diferenciados. Porém, as políticas institucionais de uso e aprendizagem da Língua Inglesa justapostas com a internacionalização são recentes e obedecem a normatividades legais coloniais e mercantilistas, com discrepâncias em relação aos interesses da internacionalização. Vê-se que o fortalecimento da missão dessa IES é atravessado por questões neocoloniais, com praxiologias que almejam uma epistemologia decolonial.

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Biografia do Autor

  • Fernando Jaime González, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

    Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, onde atualmente se desempenha como vice-reitor de pós-graduação, pesquisa e extensão e professor permanente do PPG em Educação nas Ciências. Pesquisa nas áreas de Educação Física Escolar, Educação e Tecnologias, e Sociologia das Práticas Corporais.

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Publicado

2023-10-04

Como Citar

Língua inglesa no contexto acadêmico-universitário: representações, práticas e percepções sociais de uma comunidade universitária brasileira. (2023). Revista Desenredo, 19(2). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i2.13795