A gestão do corpo-si na constituição do saber investido pelo profissional liberal da área da saúde: especificidades de um relato

Autores

  • Luciana Simor Verardi UPF/PPGL
  • Ernani Cesar de Freitas UPF/PPGL

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15200

Palavras-chave:

Ergologia, Linguagem e trabalho, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Saber investido, Profissional liberal

Resumo

O tema deste estudo é linguagem e trabalho, ergologia e psicologia organizacional e do trabalho (POT) na investigação da gestão do uso do corpo-si e do saber investido por um profissional liberal da área da saúde. O objetivo é analisar a gestão do uso do corpo-si desse profissional liberal na construção do saber investido diante do vazio de normas. Teoricamente, baseia-se em pressupostos da ergologia, da linguagem e trabalho e da psicologia organizacional e do trabalho (POT). Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória, bibliográfica, de campo, com abordagem qualitativa. O corpus de análise consiste no relato de uma entrevista semiestruturada com um profissional liberal da área da saúde, abrangendo questões de sua prática profissional. Os resultados evidenciam que a gestão do uso de si do profissional liberal está fortemente atrelada à gestão dos saberes investidos diante dos riscos que envolvem a tomada de decisão.

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Biografia do Autor

  • Luciana Simor Verardi, UPF/PPGL

    Psicóloga graduada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Pós-graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Psicologia pela IMED (ATITUS Educação), doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

  • Ernani Cesar de Freitas, UPF/PPGL

    Doutor em Letras (PUCRS), pós-doutorado em Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo; e-mail: ecesar@upf.br

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

A gestão do corpo-si na constituição do saber investido pelo profissional liberal da área da saúde: especificidades de um relato. (2024). Revista Desenredo, 20(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v19i3.15200

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