Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula

Autores

  • Mateus Fonseca Pereira Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Hipergêneros. Multiletramento. TICs.

Resumo

Este trabalho tematiza a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no contexto escolar do Ensino Médio. O objetivo é aplicar atividades diversificadas em sala de sala de aula, para o estudo da língua materna, com base em hipergêneros, visando promover o multiletramento dos alunos. O estudo se justifica porque é perceptível o ritmo acelerado que as TICs são disseminadas, o que tem gerado novas formas e ferramentas de interação e, consequentemente, novos gêneros discursivos e/ou hibridização dos já existentes. A base teórica do estudo fundamenta-se principalmente nos postulados de Maingueneau (2005, 2010) sobre hipergêneros e de Rojo (2009, 2012, 2013) sobre multiletramentos e leitura na hipermídia com base em Santaella (2004, 2007, 2013). Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, desenvolvida mediante pesquisa-ação levada a efeito em uma escola pública Ensino Médio. Como resultado, destaca-se que a adoção de hipergêneros e a utilização das TICs no estudo da língua materna podem auxiliar no processo de ensino, em especial no letramento/multiletramento de alunos do Ensino Médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus Fonseca Pereira, Universidade de Passo Fundo
    Bacharel em Design Gráfico pela UFPel Bacharel em Teologia pelo Fatev Mestre em Letras pela UPF
  • Ernani Cesar de Freitas, Universidade de Passo Fundo
    Doutor em Letras (PUC-RS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor permanente do PPGL da UPF.

Downloads

Publicado

2015-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Hipergêneros e multiletramento no ensino de língua materna: uma experiência no uso das TICs em sala de aula. (2015). Revista Desenredo, 11(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/5372

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)