Aspectos axiológicos e(m) vivências na escola: representações verbo-visuais dialogizadas por alunos do 9º ano do interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15367Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, Axiologia, Ensino Fundamental, Enunciados, Território(s)Resumo
Este artigo visa analisar modos de valorar o estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, particularmente, operamos com a dimensão axiológica para compreendermos as avaliações empreendidas pelos alunos, bem como dimensionarmos a escola como território sociossimbólico a partir de discussões advindas da Geografia Cultural. A análise dos dados registra que, ao acessar os dizeres discentes sobre si e suas experiências na escola, bem como compreender os significados que eles atribuíram a essa travessia, o contexto escolar é (re)(des)coberto, suscitando e mobilizando distintos centros de valor, para tensionar uma realidade que é semiotizada em horizontes apreciativos de experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda de Castro Modl, Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Pollyanne Bicalho Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						