Aspectos axiológicos e(m) vivências na escola: representações verbo-visuais dialogizadas por alunos do 9º ano do interior da Bahia

Autores

  • Fernanda de Castro Modl UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15367

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Axiologia, Ensino Fundamental, Enunciados, Território(s)

Resumo

Este artigo visa analisar modos de valorar o estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental.  Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, particularmente, operamos com a dimensão axiológica para compreendermos as avaliações empreendidas pelos alunos, bem como dimensionarmos a escola como território sociossimbólico a partir de discussões advindas da Geografia Cultural. A análise dos dados registra que, ao acessar os dizeres discentes sobre si e suas experiências na escola, bem como compreender os significados que eles atribuíram a essa travessia, o contexto escolar é (re)(des)coberto, suscitando e mobilizando distintos centros de valor, para tensionar uma realidade que é semiotizada em horizontes apreciativos de experiências.

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Biografia do Autor

  • Fernanda de Castro Modl, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) e do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista/BA, Brasil. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas).  ORCID: https://orcid.org/0009-0007-6572-4084. E-mail:fernanda.modl@uesb.edu.br.    
  • Maria do Alívio Pessoa Caires Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
    Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens (PPGCEL) pela Universidade Estadual do Sudoeste daBahia (UESB), Vitória da Conquista/BA, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0815-5634. E-mail: duaaliviopessoa@gmail.com      
  • Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará (UFC)
    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin) e do Departamento de Letras Vernáculas (DLV) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza/CE, Brasil. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). ORCID:https://orcid.org/0000-0002-5128-8089. E-mail:pollyanne_br@yahoo.com.br.    

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Aspectos axiológicos e(m) vivências na escola: representações verbo-visuais dialogizadas por alunos do 9º ano do interior da Bahia: . (2024). Revista Desenredo, 20(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15367