Aspectos axiológicos e(m) vivências na escola: representações verbo-visuais dialogizadas por alunos do 9º ano do interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v20i1.15367Palavras-chave:
Análise Dialógica do Discurso, Axiologia, Ensino Fundamental, Enunciados, Território(s)Resumo
Este artigo visa analisar modos de valorar o estar na escola em enunciados produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal do interior baiano. Interessa-nos, especialmente, compreender como os sujeitos semiotizam, em seus enunciados, o que consideram o evento mais marcante de suas experiências ao longo dos anos finais do ensino fundamental. Como referencial teórico, partimos de pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, particularmente, operamos com a dimensão axiológica para compreendermos as avaliações empreendidas pelos alunos, bem como dimensionarmos a escola como território sociossimbólico a partir de discussões advindas da Geografia Cultural. A análise dos dados registra que, ao acessar os dizeres discentes sobre si e suas experiências na escola, bem como compreender os significados que eles atribuíram a essa travessia, o contexto escolar é (re)(des)coberto, suscitando e mobilizando distintos centros de valor, para tensionar uma realidade que é semiotizada em horizontes apreciativos de experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.