Escolhas linguísticas para construção textual argumentativamente orientada: contribuições de Ducrot

Autores

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16450

Palavras-chave:

Argumentação na língua. Pressuposição. Verbos. Texto. Construção de sentidos

Resumo

O trabalho apresenta reflexões em torno das relações entre os estudos da argumentação na língua e os estudos do texto. A abordagem teórica relativa ao conceito de argumentação proposta nas análises associa os postulados de Ducrot (1980; 1984) de que a argumentação está presente na língua, a qual lhe concede os meios e lhe impõe os limites, mas considera também que as escolhas linguísticas estão a serviço de um querer dizer de um sujeito que atua em interação (Koch, 2004), está inserido em determinado quadro enunciativo, numa relação intersubjetiva (Kerbrat-Orecchioni, [1980] 1997 e 2005), e é, portanto, produtor de textos. A título de exemplificação, o trabalho apresenta a análise um texto publicado na mídia eletrônica abordando um tema de interesse social. Por meio das análises, o texto procura verificar como o estudo dos fenômenos textuais concernentes ao discurso de visada argumentativa se ancoram nas escolhas linguísticas e, portanto, aos fenômenos de língua.

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Biografia do Autor

  • Ana Lúcia Tinoco Cabral, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL

    Doutora em Língua Portuguesa pela PUCSP, Professora Titular na Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), docente no Mestrado em Linguística. E-mail: altinococabral@gmail.com

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Publicado

2025-04-07

Como Citar

Escolhas linguísticas para construção textual argumentativamente orientada: contribuições de Ducrot. (2025). Revista Desenredo, 21(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16450