Argumentação e estruturas gramaticais contrastivas: atividade prática de resgate de conhecimentos prévios usando ambientes virtuais de aprendizagem
Palavras-chave:
Leitura. Escrita. Argumentação. Gramática. Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino.Resumo
Este trabalho apresenta uma atividade prática de leitura de uma crônica de Lima Barreto, “Queixa de defunto”, como resultado de pesquisas na área da linguística que ensejaram a construção de uma situação de aprendizagem significativa a partir do resgate dos conhecimentos prévios dos estudantes, da sensibilização deles para as diferentes estruturas gramaticais contrastivas, adversativas e concessivas, de modo que possam compreender, na prática, a diferença e a função dessas estruturas no processo argumentativo. Nesse sentido, o artigo apresenta um exercício de leitura que prevê o uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para mobilizar os conhecimentos prévios do aprendiz para que ele: possa compreender a dinâmica dos articuladores na construção de estratégias argumentativas; possa sistematizá-la e internalizá-la de modo mais eficiente. Essa prática de ensino mostra a importância dos conectores na construção de textos escritos com competente orientação argumentativa.Downloads
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