O fenômeno de dupla enunciação na instauração da criança na língua

Autores

  • Carmem Luci da Costa Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16606

Palavras-chave:

Aquisição. Dupla enunciação.Língua materna.

Resumo

Este artigo foi produzido para homenagear o grande semanticista Oswald Ducrot por todas as suas contribuições à Linguística, especialmente por todo o seu esforço para constituir um ponto de vista particular para tratar de língua, enunciação e argumentação. O objetivo é o de verificar o modo de presença da “dupla enunciação” na instauração da criança em sua língua materna. O artigo, na seção teórica, trata da noção de dupla enunciação no escopo do “Esboço de uma Teoria Polifônica da Enunciação” (Ducrot, 1987). Nas seções relacionadas à aquisição de língua materna, são apresentados estudo sobre a polifonia nas narrativas de crianças (Silva, 1996) e análise de fatos linguísticos de uma criança em instauração de sua língua materna. O estudo e as análises indiciam que os movimentos de aquisição do mecanismo de dupla enunciação ocorrem com:  retomadas de enunciações anteriores – 1) discurso direto sem moldura, 2) discurso direto com moldura e 3) discurso indireto com moldura – e simulação de diálogos internos à enunciação principal, com o uso do discurso direto com moldura. Além disso, os fatos enunciativos analisados parecem apontar que a dupla enunciação passa a comparecer com moldura nos fatos enunciativos a partir do momento em que a criança se vale de modo estável da pessoa subjetiva “eu”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carmem Luci da Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa e orienta na área de Linguística, e seus principais temas de interesse são: aquisição da linguagem, estudo de texto e ensino de língua portuguesa nas abordagens enunciativas e argumentativas.

    Carmem Luci da Costa Silva
    Doutora em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal
    do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do
    Instituto de Letras e permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do
    Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do NALíngua – Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem
    (UNESP/CNPq). Orienta nos seguintes temas: aquisição e ensino aprendizagem de língua materna;
    estudos de texto e teorizações de Émile Benveniste e Oswald Ducrot. Bolsista Produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2025-04-07

Como Citar

O fenômeno de dupla enunciação na instauração da criança na língua . (2025). Revista Desenredo, 21(1). https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16606