O fenômeno de dupla enunciação na instauração da criança na língua
DOI:
https://doi.org/10.5335/rdes.v21i1.16606Palavras-chave:
Aquisição. Dupla enunciação.Língua materna.Resumo
Este artigo foi produzido para homenagear o grande semanticista Oswald Ducrot por todas as suas contribuições à Linguística, especialmente por todo o seu esforço para constituir um ponto de vista particular para tratar de língua, enunciação e argumentação. O objetivo é o de verificar o modo de presença da “dupla enunciação” na instauração da criança em sua língua materna. O artigo, na seção teórica, trata da noção de dupla enunciação no escopo do “Esboço de uma Teoria Polifônica da Enunciação” (Ducrot, 1987). Nas seções relacionadas à aquisição de língua materna, são apresentados estudo sobre a polifonia nas narrativas de crianças (Silva, 1996) e análise de fatos linguísticos de uma criança em instauração de sua língua materna. O estudo e as análises indiciam que os movimentos de aquisição do mecanismo de dupla enunciação ocorrem com: retomadas de enunciações anteriores – 1) discurso direto sem moldura, 2) discurso direto com moldura e 3) discurso indireto com moldura – e simulação de diálogos internos à enunciação principal, com o uso do discurso direto com moldura. Além disso, os fatos enunciativos analisados parecem apontar que a dupla enunciação passa a comparecer com moldura nos fatos enunciativos a partir do momento em que a criança se vale de modo estável da pessoa subjetiva “eu”.
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