A construção de sentidos do texto literário via processos de recategorização licenciados por metáforas e metonímias
Palavras-chave:
Recategorização. Construção de sentidos. Texto literário.Resumo
O objetivo deste artigo é fazer uma proposta de leitura do texto literário, particularmente do poema “Quando eu morrer”, de Castro Alves, a partir da descrição de processos de recategorização licenciados por metáforas e metonímias, recorrentes na constituição do referido poema. O aporte teórico básico para a construção da proposta é proveniente tanto da Linguística de Texto quanto da Linguística Cognitiva, áreas que dão sustentação à concepção cognitivo-discursiva de recategorização assumida no presente trabalho, conforme Lima (2009). Compreende-se que a explicitação do mecanismo linguístico da recategorização, da forma como aqui se procede, pode ser muito produtiva para trazer à cena toda a complexidade e riqueza do texto literário, cuja tessitura se faz num jogo cadenciado de expressões linguísticas que extrapola o nível da própria materialidade do texto. A recategorização é, portanto, um processo fundamental para a progressão temática do poema analisado, funcionando como uma das peças-chave para a sua consequente construção de sentidos.Downloads
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