Predição e compreensão na leitura de textos literários com sequências narrativas dominantes
Resumo
No presente artigo, disponibilizam-se aos interessados no diálogo teoria, pesquisa e ensino os processos e os resultados de pesquisa realizada com o objetivo de examinar o uso da estratégia de predição e suas relações com o desempenho em compreensão leitora, na leitura de textos literários com sequências narrativas dominantes, e as percepções do leitor sobre o processo realizado. O estudo, fundadona psicolinguística em associação com a literatura e com o apoio tecnológico na computação, teve, como sujeitos, alunos iniciantes e alunos concluintes de um curso de licenciatura em Letras e, como instrumentos de pesquisa, testes de procedimentos preditivos em formato contínuo, testes de procedimentos preditivos em formato segmentado, testes de compreensão e teste de percepções sobre os processos realizados (TPPR). Constituíram-se em resultados principais os instrumentos para análise de procedimentos preditivos (em dois formatos), construídos para esta situação investigativa e a explicitação desses procedimentos (e suas conexões com a compreensão) diante da leitura de três textos literários por alunos iniciantes e alunos concluintes de um curso de licenciatura em Letras. Palavras-chave: Leitura. Predição e compreensão. Texto literário.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						