Ensinar gêneros?

Autores

  • Tânia Maris de Azevedo

Palavras-chave:

Ensino de língua materna. Leitura e escrita. Texto e discurso. Gêneros textuais/discursivos.

Resumo

Ensinar a ler e escrever parece, mesmo que subliminarmente assumido, ser o fim maior do ensino de língua materna na educação básica brasileira. A despeito de toda a produção científico-pedagógica e linguística existente sobre alfabetização e letramento, tenciono, neste artigo, levantar algumas questões e desencadear mais algumas discussões acerca da aprendizagem e, como decorrência, do ensino da leitura e da produção escrita de textos/discursos. Será o ensino de gêneros textuais/discursivos o melhor caminho para o desenvolvimento das complexas habilidades de ler e escrever? O que precisa ser ensinado para que essas habilidades sejam, ao menos, satisfatoriamente desenvolvidas, gêneros, tipos, sequências, modos de organização de texto/discurso? Essas são algumas das perguntas norteadoras da reflexão aqui apresentada à luz de autores como Saussure, Benveniste, Bakhtin e Ducrot.

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