O peso da palavra e a poesia da imagem na produção e leitura de microcrônicas verbo-visuais
Palavras-chave:
Prática pedagógica. Letramento verbo-visual. Microcrônica. Gêneros discursivos.Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma pesquisa que estabelece um novo gênero que aos poucos se estabiliza na esfera jornalística, a microcrônica verbo-visual. Com o objetivo de determinarmos a função social (DEWITT, 2004) e as regularidades temáticas, composicionais e de estilo (BAKHTIN, 2000), realizamos um estudo longitudinal de um corpus de 67 microcrônicas cujos resultados foram replicados no projeto Um novo olhar sobre nosso cotidiano, desenvolvido com alunos de graduação de uma universidade pública. Uma análise descritivo-analítica permitiu o reconhecimento das regularidades do gênero: temas do cotidiano de centro urbanos da região sul, estrutura composicional multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e estilo marcado através de polissemia, intertextualidade e concisão. As conclusões obtidas levam-nos a ratificar nossa crença nesse novo gênero como ferramenta tanto de letramento para a verbo-visualidade (BRAIT, 2010) quanto para a qualificação da escrita de textos situados.Downloads
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