Ciberespacinho: o discurso intersemiótico na literatura eletrônica infanto-juvenil

Autores

  • Penha elida Ghiotto Tuão Ramos UENF
  • Analice de Oliveira Martins Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Literatura. Leitor. Tecnologias. Recepção.

Resumo

Este estudo pretende verificar o impacto das novas tecnologias de informação e comunicação sobre os modos de produção e leitura do texto direcionado ao público infantojuvenil, tendo em vista o surgimento de uma literatura inteiramente eletrônica e um discurso baseado no diálogo entre a palavra escrita e a palavra desenhada- sonorizada-animada. Para isso, será considerado o site da escritora e ilustradora mineira Angela Lago, angela-lago.net.br, especialmente o link denominado ciberespacinhomyoldhtmlsite, observando seu discurso intersemiótico e a apropriação de recursos hipertextuais potencializados pela tecnologia digital. Notou-se que o suporte eletrônico não extrai os aspectos literários do texto, mas ocasiona o emprego de uma linguagem híbrida, potencialmente hipermidiática, que se incorpora à gênese do texto sem limitar as atualizações a serem feitas pelo leitor.

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Biografia do Autor

  • Penha elida Ghiotto Tuão Ramos, UENF
    Mestranda em Cognição e Linguagem
  • Analice de Oliveira Martins, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
    Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem (UENF). Doutora em Estudos de Literatura pela PUC-RIO, mestre em Literatura Comparada pela UFRJ, licenciada em Letras (Português-Francês) também pela UFRJ.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ciberespacinho: o discurso intersemiótico na literatura eletrônica infanto-juvenil. (2014). Revista Desenredo, 10(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4133

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