Discursos sobre a leitura: uma análise de vídeo-campanhas em prol dessa prática

Autores

  • Simone Garavello Varella Universidade Federal de São Carlos
  • Luzmara Curcino Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

discursos sobre a leitura, campanhas de incentivo, vídeos do youtube

Resumo

Este artigo, depreendido de algumas constatações a que chegamos na nossa dissertação de Mestrado, objetiva empreender o levantamento de algumas representações de práticas de leitura contemporâneas por meio da análise de vídeos de incentivo à leitura postados no site do YouTube. Apoiando-nos em princípios da Análise do Discurso de linha francesa e da História Cultural da Leitura, desenvolveremos nossa análise de modo a descrever eventuais representações discursivas que se fazem da leitura nestes vídeos que visam promovê-la, assim como descrever as representações de leitor que os produtores desses vídeos fazem do público a que se dirigem. Portanto, buscamos em nossa pesquisa analisar alguns indícios, inscritos nas produções desses vídeos, de projeções de práticas de leitura, de modo a refletirmos sobre um dado imaginário que partilhamos hoje em dia acerca do que é a leitura, de como ela deve ser exercida, do que é ser um bom leitor e de como proceder para promovê-la.

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Biografia do Autor

  • Simone Garavello Varella, Universidade Federal de São Carlos
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: sgvarella@hotmail.com
  • Luzmara Curcino, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/FCLAr – Araraquara – SP. Professora Adjunta do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos. E-mail: luzcf@ufscar.br

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Discursos sobre a leitura: uma análise de vídeo-campanhas em prol dessa prática. (2014). Revista Desenredo, 10(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/4157