A produção de discursos argumentativos na escola

Autores

  • Leci Borges Barbisan

Palavras-chave:

Redações, argumentação, blocos semânticos, encadeamentos argumentativos

Resumo

Este trabalho analisa como se produz a argumentação em redações de vestibular. Como suporte teórico, toma-se a semântica argumentativa em sua proposta atual: a dos blocos semânticos, em que o encadeamento em portanto marca a argumentação, e, em no entanto, indica a contra-argumentação. Os resultados das análises mostraram que, na maioria dos trabalhos, há apenas comentários em torno do tema, com enunciados articulados com portanto, sendo extremamente raras as contra-argumentações em no entanto. São discursos genéricos, em que se constata o apagamento do sujeito. Esses fatos estariam apontando para a possibilidade de se utilizar a teoria dos blocos semânticos como recurso para o ensino da produção de textos argumentativos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-08-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A produção de discursos argumentativos na escola. (2009). Revista Desenredo, 1(2). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/487

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)