A produção de discursos argumentativos na escola
Palavras-chave:
Redações, argumentação, blocos semânticos, encadeamentos argumentativosResumo
Este trabalho analisa como se produz a argumentação em redações de vestibular. Como suporte teórico, toma-se a semântica argumentativa em sua proposta atual: a dos blocos semânticos, em que o encadeamento em portanto marca a argumentação, e, em no entanto, indica a contra-argumentação. Os resultados das análises mostraram que, na maioria dos trabalhos, há apenas comentários em torno do tema, com enunciados articulados com portanto, sendo extremamente raras as contra-argumentações em no entanto. São discursos genéricos, em que se constata o apagamento do sujeito. Esses fatos estariam apontando para a possibilidade de se utilizar a teoria dos blocos semânticos como recurso para o ensino da produção de textos argumentativos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						