Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, para leitores juvenis

Autores

  • Diógenes Buenos Aires de Carvalho Universidade Estadual do Piauí
  • Jeanne Sousa da Silva Universidade Estadual do Piauí

Resumo

Este artigo aborda a tradução adaptada de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, realizada por Ferreira Gullar. O estudo centra-se na análise das estratégias utilizadas pelo adaptador para tornar o clássico cervantino mais próximo do jovem leitor. Dessa forma, foi imprescindível o aporte teórico da estética da recepção, de Jauss (1994), visto que a modalidade de texto em estudo configura-se com uma forma explícita de recepção. Para compreender de que maneira o adaptador maneja o texto com vistas a concretizar sua recepção, foi necessário trilhar pelos estudos de Zilberman (1987) por apresentar os quatro ângulos da adaptação proposto por Göte Klimberg. Os estudos de Carvalho (2006), Monteiro (2010), Amorim (2005), também foram fundamentais por apontarem para a iminência de uma teoria da adaptação.

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Biografia do Autor

  • Diógenes Buenos Aires de Carvalho, Universidade Estadual do Piauí
    ppglet@ufrgs.br, ppgll.letras@gmail.br, ppgll.letras@gmail.com, ppgll@chla.ufal.br, princesaicp@yahoo.com.br, princesinhaherica@hotmail.com, priscilla_viegas@yahoo.com.br, proexae@uema.br, prof.floritasilva@hotmail.com, prof.paulonunes@gmail.com, proffvaleria@gmail.com, r.celestina@uol.com.br, rafaelca@cce.ufsc.br, rafaella04@hotmail.com, ragens@uol.com.br, ramos.fb@gmail.com, rcorrea@uel.br, recellij@gmail.com, regina.flausina@gmail.com,
  • Jeanne Sousa da Silva, Universidade Estadual do Piauí
    Mestre em Letras (UESPI). Docente da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão, Secretaria Municipal de São Luís (MA), e atuou como Profª. Substituta da Universidade Estadual do Maranhão. - Jeanness01@gmail.com

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Publicado

2015-08-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, para leitores juvenis. (2015). Revista Desenredo, 11(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/5055