DO temor do texto ao texto próprio: desafios ao estudo da linguagem
Palavras-chave:
Escrita. Autoria. Aluno. Singularidade. Linguagem.Resumo
Este texto apresenta uma reflexão sobre os desafios da escrita em cursos universitários que têm por objetivo estudar a linguagem, tais como cursos de letras. Analisa esse desafio do ponto de vista da necessidade de ensinar o aluno a assumir uma posição enunciativa própria e lhe propiciar condições para tal, como requisito primeiro para construir uma posição de autoria dos textos que escreve. Algumas implica ções da ocupação tanto de uma posição enunciativa própria quanto do lugar de autor são analisadas na perspectiva da análise do discurso e da psicanálise lacaniana. Conclui-se que para atingir o estatuto de autoria de um texto é preciso se implicar na palavra escrita e se marcar no texto, estabelecendo uma relação que tenha ealgo de singular com o saber.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
 
						