Ensino e pesquisa na rede de ensino: para uma política de vínculos de conhecimentos

Autores

  • Rosângela Morello

Palavras-chave:

Ensino-via-pesquisa. Escola. Produção de conhecimento. Ciência. Cultura científica.

Resumo

A pesquisa na escola popularizou- se nas duas últimas décadas no Brasil, evidenciando questões sobre as articulações entre escola e sociedade, ensino e pesquisa, sobre as metodologias de ensino, o papel do aluno e professor e sobre a relação destes com o conhecimento "a ser ensinado e aprendido". Considerando que o cerne desta perspectiva de pesquisa está na construção de uma posição investigativa para alunos e professores e que esta posição está tradicionalmente ancorada na pesquisa como prática distinta do ensino, indagamos sobre o estatuto do conhecimento que mobiliza. Motivada pelos desafios que percorrem a implementação de propostas em tal perspectiva, propomos discutir este estatuto como parte de uma política para a formulação do conhecimento. Para tanto, acreditamos ser necessário assumir uma ótica investigativa na relação com o ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-08-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino e pesquisa na rede de ensino: para uma política de vínculos de conhecimentos. (2009). Revista Desenredo, 4(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/543