A cena, o olhar: Orfeu e Eurídice em H.D., Rilke, Tsvetáieva, Bachmann e MiÅ‚osz
Palavras-chave:
Alteridade. Gênero. Subjetividade. Eurídice. Orfeu.Resumo
Tomando como o ponto de partida a incerteza quanto à motivação do olhar de Orfeu pousado sobre Eurídice, o artigo se debruça sobre diversas interpretações do mito nos poemas de H.D., Rilke, Tsvetáieva, Bachmann e MiÅ‚osz. Objeto de leituras bastante divergentes ao longo do século XX, a cena do fatal gesto de Orfeu mostra-se bastante estimulante enquanto uma oportunidade de se discutir as complexas relações entre a subjetividade e a alteridade, sobretudo no que tange a seus envolvimentos nos problemas de gênero e de casal. A reflexão acerca de diferentes posicionamentos discursivos, de diferentes encenações do vínculo afetivo entre o sujeito e o outro, e de diferentes formas de partilha da própria “cena”, permite, de fato, contemplar visões muito divergentes da relação entre os gêneros, ou seja, da articulação da diferença entre o “masculino” e o “feminino”.Downloads
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