Alteridade e subjetividade social por intermédio da escrita espontânea no ciclo de alfabetização: relato de experiência no ensino fundamental
Palavras-chave:
Alteridade. Subjetividade Social. Alfabetização. Escrita espontânea. Ensino Fundamental.Resumo
Trata-se de um relato de experiência do Estágio Supervisionado no Ciclo de Alfabetização do Curso de Pedagogia (UNISUL) que ocorreu no Centro de Atenção Integral a Criança Prof. Febrônio Tancredo Oliveira (CAIC), no município de Palhoça/SC. O objetivo do artigo é apresentar metodologicamente a escrita espontânea em uma turma de alfabetização como prática de trabalho da subjetividade social e da alteridade. O grupo foi formado por 23 alunos que participaram das aulas entre agosto e outubro de 2015. Utilizaram-se as seguintes técnicas de coleta de dados: diário de estágio, observação participante, fotografias, vídeos e materiais produzidos durante o processo de observação e intervenção. Foi possível perceber que a escrita espontânea numa concepção de pedagogia relacional com abordagem histórico-cultural no processo de alfabetização é uma prática que se constitui também pela subjetividade social (REY, 1993, 1997) e alteridade como paradigma educativo (ROSA, 2012).Downloads
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