Formação da competência leitora no ensino superior: uma prática de leitura analítico-reflexiva da coerência textual em artigo científico
Palavras-chave:
Competência leitora. Prática de leitura. Coerência textual. Artigo científico. Ensino superior.Resumo
O ensino superior demanda, em suas práticas cotidianas, atividades de leitura e de escrita de gêneros textuais acadêmicos. Nosso objetivo, com este trabalho, consiste em trazer à tona a análise textual, realizada por estudantes de graduação, por meio da aplicação de conceitos teóricos relativos à coerência textual na leitura analítico-reflexiva de um artigo científico, em busca pela formação da competência leitora. Para tanto, esta pesquisa se inscreve na agenda dos estudos sociointeracionais, em interface com a Cognição Social e com a Linguística de Texto, e se situa, metodologicamente, na Análise de Discurso. A partir de prática textual que reuniu seis questões relativas à coerência textual, aplicamos os conceitos teóricos na análise do artigo científico, de modo a negociarmos os sentidos percebidos pelos colaboradores, com mediação do professor, no que diz respeito à coerência global e aos eixos linguístico-discursivos que a compõem, a saber: coerências sintática, semântica, pragmática, temática, genérica e estilística.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este artigo está licenciado com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.