O enigma do Clube da Esquina:vozes de uma outra África na pedagogia do congado.

Autores

  • Pedro Henrique Varoni de Carvalho Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Palavras-chave, Discurso. Clube da Esquina. Música Brasileira. Pedagogia do Congado.

Resumo

O artigo procura analisar por um ponto de vista discursivo o descompasso entre a inventividade das canções do Clube da Esquina e o reconhecimento midiático em grau de equilíbrio com outros movimentos marcantes na história da música popular brasileira, como a Bossa-Nova e o tropicalismo. A importância político-poética da canção popular como espaço de resistência criou no Brasil uma relação simbiótica entre a voz que fala e a voz que canta, conforme demonstra Luís Tatit. Milton e os demais artistas do Clube da Esquina, filiados ao discurso que associa o mineiro à introspecção e discrição, não articularam essa relação nos canais midiáticos, quando o fazem – no final da ditadura- embalam a associação de suas canções com o discurso político de Tancredo Neves. Esse movimento revela contradições entre o espaço de resistência a partir de uma herança cultural negra que vem dos ternos de congo e das festas de rua de Minas Gerais, base interdiscursiva das canções do Clube da Esquina, com o discurso da mineiridade como estratégia histórica de dominação econômica e política. Procuramos discutir as relações entre os dispositivos midiáticos e os jogos de poder em torno da canção brasileira com base na genealogia de Foucault e ao fazê-lo entender as manifestações da cultura popular rural e sua influência na canção urbana como espaços de resistência criativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Henrique Varoni de Carvalho, Universidade Federal de São Carlos
    Jornalista com doutorado em Linguística, atua como professor substituto no curso de Linguística da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2017-06-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O enigma do Clube da Esquina:vozes de uma outra África na pedagogia do congado. (2017). Revista Desenredo, 13(1). https://ojs.upf.br/index.php/rd/article/view/6770