Osman Lins na televisão

Autores

  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Adriano Siqueira Ramalho Portela Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Osman Lins, Casos especiais da Rede Globo, Indústria Cultural, A ilha no espaço

Resumo

O escritor pernambucano Osman Lins (1924-1978), romancista, contista e dramaturgo, foi um acirrado defensor da palavra e um crítico ferrenho da indústria cultural. Nos anos 1970, entretanto, a convite da Rede Globo, produziu três roteiros para o programa “Caso Especial”, que foram adaptados e exibidos no horário nobre da emissora. Infelizmente, este foi um de seus últimos trabalhos, tendo o autor falecido vítima de um câncer, deixando para trás vários projetos inacabados, como o romance A cabeça levada em triunfo e o seu ingresso – como “sabotador”, segundo ele – no mercado do entretenimento “massificado” que crescia vertiginosamente no Brasil da ditadura militar. Neste artigo, comentamos sobre a incursão do autor no gênero policial, a partir da análise de um de seus textos escritos para a televisão: “Uma ilha no espaço”, publicado em 1978 pela Editora Summus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ermelinda Maria Araújo Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
    Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco, líder do Núcleo de Estudos em Literatura e Intersemiose (NELI/CNPq), colaboradora do IEMo - Instituto de Estudos Modernistas da Universidade Nova de Lisboa. Autora, entre outros, de Cabeças compostas, a personagem feminina na narrativa de Osman Lins (São Paulo: Edusp, 2005) e organizadora, entre outros, de Vitral ao sol: ensaios sobre a obra de Osman Lins (Recife: Edusp, 2004), e Osman Lins 85 anos: a harmonia de imponderáveis (Recife: Edusp, 2007)
  • Adriano Siqueira Ramalho Portela, Universidade Federal de Pernambuco
    Formado em Jornalismo, Cineasta, Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco com a dissertação "Escritas em Movimento: os "Casos especiais" de Osman Lins para a televisão", defendida em 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-15

Edição

Seção

Artigos